Quem sou

Minha foto
Psicóloga, formada pela FUMEC, com inscrição no CRP 04/34263. Formação em Psicoterapia Familiar Sistêmica,Terapia Ericksoniana / Hipnoterapia e Sexologia Clínica. Pós-Graduação em TCC- Infância e Adolescência. Atua com psicoterapias individuais, de casais e famílias.Atualmente Psicóloga em consultório particular em BH e Carmo da Mata. Colunista do Jornal Gazeta de Minas em Oliveira e Jornal A Noticia em Carmo da Mata. Ministrante de palestras em escolas e empresas. Sócio-Fundadora da Equipe PerCursos – Cursos, Palestras e Workshops em Belo Horizonte.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Vender Produtos de Psicologia é anti ético?

Na minha opinião, não. Acho até que “não vender” é antiético.

Acabei de ler um artigo em que uma psicóloga, que escreve muito bem por sinal, acha um absurdo chamar pacientes de “clientes”,e diz que fica parecendo uma relação comercial. Parecendo???
Algumas pessoas associam a ideia de comércio à bens ou serviços que sejam fúteis ou que apenas preencham uma necessidade do tipo conforto, segurança, transportes, estética, lazer e outras coisas, digamos, menos nobres do que a psicologia. Nada é mais nobre que educação. Ainda assim se vende, e muito.

E ainda bem que se vende, ainda bem que fazem propaganda, ainda bem que nos lembram o tempo todo o quanto é importante.
É verdade que não é todo mundo que “precisa” de um psicólogo. Mas praticamente todo mundo poderia se beneficiar muito de um processo terapêutico como forma de desenvolvimento pessoal. Sabe quando você descobre alguma coisa muito útil em sua vida e se surpreende com o quanto não fazia ideia de que aquilo existia e poderia te fazer bem?
Pra mim a psicologia é isso. As pessoas só não procuram mais porque não sabem exatamente do que se trata e associam terapia à algum tipo de debilidade mental ou emocional.

Promoção De Saúde

Consultório de psicologia não é lugar apenas pra gente doente das emoções. É lugar pra gente que “não quer” adoecer emocionalmente. É lugar para gente que quer ser melhor. Melhor com a família, melhor consigo mesmo, melhor com a vida. A ideia de associar a palavra “venda” e a palavra “cliente” à relações comerciais supérfluas é apenas um ponto de vista.
“Ah sabe, parece que é uma relação comercial”. Parece não. É uma relação comercial. Psicologia é uma profissão.
“Eu vendo carros, vendo roupas, vendo tangerina importada, mas não vendo terapia!”.
Porque não? As pessoas por acaso precisam mais de carros e de roupas bacanas do que de terapia?
Vender não é induzir alguém à comprar algo de que não precise. Vender é ter um produto, ou no nosso caso, um serviço, e falar do quanto ele pode fazer bem. Compra quem quiser. O fato de eu vender um serviço de psicologia não significa que estou dando a ele menos seriedade.

(Você faz ideia de quanto custa um transplante de coração?). Eu não serei um profissional menos atencioso, menos sério e menos profundo na minha prática pelo fato de eu ostensivamente buscar pessoas para meus serviços. Pessoas que podem melhorar muito suas vidas com o que eu tenho a oferecer, mas não sabem disso. Poucas profissões neste mundo são tão mal compreendidas quanto a psicologia. Pare uma pessoa na rua e pergunte o que um psicólogo faz pra você ver. Digo mais. Muito psicólogos não saberiam dizer quantos são os campos de atuação. A terapia é um deles. Eu enxergo a psicologia, suas diversas práticas, e inclusive o processo terapêutico como ferramentas de desenvolvimento humano.
Uma pessoa não precisa estar emocionalmente enferma para se beneficiar de uma relação terapêutica. Até o mais equilibrado dos seres humanos hoje em dia teria certamente muita coisa para tratar numa sessão com um bom psicólogo. Melhorar, evoluir, crescer, é disso que estou falando.

Acho que é câncer doutor!

Câncer é uma doença seríssima. Tão séria que vemos constantemente propagandas na televisão incentivando as pessoas, em especial mulheres, a se auto avaliarem, e se for o caso procurarem um médico.Você já viu alguma campanha ou iniciativa que proponha um teste ou uma ferramenta simples,através da qual as pessoas possam avaliar sua saúde emocional e, se for o caso, procurar um psicólogo? Não. Agora me responda: Depressão é menos sério que câncer? Aliás, não se sabe hoje que de emoções negativas podem surgir manifestações orgânicas e que o câncer é uma delas?
Muita gente está emocionalmente doente por aí e não sabe disso.
Achar que uma pessoa deve espontaneamente procurar um psicólogo somente quando estiver mal é a mesma coisa que achar que um doente só deve procurar um médico quando, por si mesmo, constatar uma doença.
Os males físicos são muitíssimo mais evidentes que os males emocionais e de comportamento.Ainda assim ensinamos as pessoas a identificar e buscar ajudar para eles.

“Ah, mas no caso das emoções não!”. Não podemos influenciar. Não podemos vender.
Não devemos comercializar. Isto seria banalizar uma coisa tão séria.
Bobagem. Demagogia.

É Preciso Educar

Se déssemos mais atenção à educação emocional em nossas vidas o mundo estaria bem melhor e os consultórios de psicologia clínica muito mais cheios. (Isso sem falar nas dezenas de outros serviços que o psicólogo pode oferecer)
Se mostrássemos às pessoas de forma pragmática e clara como podemos ajudá-las a viver melhor, não haveriam tantos de nós lutando para sobreviver profissionalmente.
Vender, mostrar, comercializar, falar aos quatro cantos dos serviços que temos e dos resultados que podemos produzir não é uma opção. É um dever. Promover saúde não é ficar com a bunda na poltrona esperando que um cliente (ou paciente se quiser) bata à sua porta. Porque quando batem, é porque já sofreram demais.

Deixemos de demagogia barata e mostremos ao mundo o quanto podemos contribuir para uma sociedade melhor. Esta não é só nossa ciência e nossa paixão.É também nossa profissão.
É dela que vamos tirar nossa prosperidade. E o melhor de tudo, faremos isso levando saúde aos outros.Se não concorda, estou ansioso pra te ouvir.

Bruno Soalheiro É psicólogo comportamental, palestrante e sócio diretor da Fator de Sucesso, empresa que oferece consultoria e treinamento para o desenvolvimento de pessoas e organizações. Atua também como Coach de Carreira, especializado em jovens profissionais e recém-formados.
http://fatordesucesso.com.br/vender-servicos-de-psicologia-e-antietico/