Quem sou

Minha foto
Psicóloga, formada pela FUMEC, com inscrição no CRP 04/34263. Formação em Psicoterapia Familiar Sistêmica,Terapia Ericksoniana / Hipnoterapia e Sexologia Clínica. Pós-Graduação em TCC- Infância e Adolescência. Formação em Terapia de Esquemas. Co- fundadora da PerCursos. Atua com psicoterapias individuais, de casais e famílias.Atualmente Psicóloga em consultório particular em BH e atendimentos on-lines. Colunista do Jornal Gazeta de Minas em Oliveira e Jornal A Noticia em Carmo da Mata. Ministrante de palestras em escolas e empresas.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mais um ano se passa...

Vai chegando o Natal, festas de Final de Ano, comidas gostosas são preparadas com muito carinho para o encontro da família, muitas coisas boas desejamos para nós e para as pessoas próximas no ano que se inicia. Que venha 2012!

Neste ano novo irei começar meu regime, irei dedicar mais aos meus estudos, vou procurar um emprego novo, vou mudar algumas atitudes no meu relacionamento, vou parar de fumar, vou diminuir as minhas despesas e fazer alguma economia, afinal quero fazer uma viagem com meus amigos. E assim vamos formulando planos para o ano que se inicia. “Adeus Ano Velho... Feliz Ano Novo”. Tudo será novo. Chega dia primeiro, março, agosto e já estamos no final de outro ano. Quando não realizamos aquilo que desejamos vem a frustração.

Talvez devíamos pensar, primeiro, no pra quê das coisas na nossa vida. Não fumamos atoa, não estamos nesse emprego por acaso, meu relacionamento esta assim, não é culpa só do meu parceiro, nós recebemos aquilo que damos. Não é simplesmente imaginar tudo diferente e desejar mil coisas boas. O que temos é aquilo que atraímos. O que temos é aquilo que damos conta naquele momento. Antes de desejarmos mudanças a pergunta é: “pra quê você precisa disso”? Voltar-se para você e perceber suas potencialidades e limites, o que tem de melhor e o que tem de pior, talvez seja uma maneira de começar o ano diferente, de realizar aquilo que idealizou.

“Realizar o que idealizou”. Mas você sabia que também desejamos e idealizamos dissabores, coisas que não nos trazem prazer? Sem perceber fazemos isso, isso é do ser humano. Às vezes estamos num relacionamento que só nos traz infelicidade e problemas. Já fomos traídos, apanhamos e estamos lá. E culpamos o parceiro. Pra quê precisamos disso? Dissabores também fazem parte da vida, com certeza você tem ganhos aí, só não sabe quais. Além disso, esta aprendendo. É o tempo que precisa para aprender e depois fazer diferente. Não se culpe por isso, apenas volte-se para você.

Você é o que procura, é a companhia que deseja, você é seu melhor amigo, seu confidente. Mas é você por completo e o completo integra os dois lados: ruim e bom, bonito e feio, velho e novo, maduro e imaturo, rico e pobre. Se não se sentir bem com quem você é, com sua riqueza e pobreza, e com o que tem como poderá atrair coisas diferentes? Atrair qualidade de vida parando de fumar, atrair um novo emprego, uma viagem maravilhosa, um corpo magrinho só depende de você. O que você está fazendo para isso?

Precisamos conviver com as delicias da vida, mas com os dissabores também. A aceitação de si mesmo, nos conhecer, o respeito a nós mesmos é o que precisamos primeiro desejar nos anos que se iniciam, depois disso, depois de cuidarmos de nós mesmos poderemos atrair aquilo que desejamos tanto. Mas lembrando que até o que é desprazeroso, o que não é bom nos ensina algo e se estamos atraindo isso em algum momento é porque precisamos.

A vida é assim, provamos de vários sabores: o doce, amargo, azedo, salgado, picante e tantos outros. Cada um vem num momento, ou todos juntos e precisamos deles, se não, não iríamos atraí-los. Ter consciência disso significa nos conhecer, e é nos conhecendo que encontramos o caminho da cura e da felicidade. A felicidade não é feita só de ingredientes doces, mas da mistura de todos.

Então o que desejo a todos e para mim é: vamos parar de ruminar por aquilo que não conquistamos, pela gordurinha, pelo emprego ruim, pelo salário baixo, a viagem que não fizemos. Isso esta nos servindo para alguma coisa, por mais doloroso que seja. Tire o melhor nisso tudo. No melhor sempre tem o pior e no pior o melhor. Guarde tudo com você, é seu, é sua chance de se conhecer, de se desdobrar, de fazer diferente. Talvez aquilo que é nutritivo não seja gostoso, mas é necessário.

Um Ano Novo com um tempero diverso para todos nós, porque é de vários gostos e temperos que preparamos uma comida gostosa e quando preparamos a comida com carinho e muito amor, por mais que queime um pouquinho, que quebramos algumas louças, deixamos dois minutinhos a mais, ela fica deliciosa. A vida é assim como um prato especial, dá trabalho e é cheia de ingredientes, dos amargos aos doces e picantes. Que comida você esta preparando para o ano de 2012?

Texto: Camila Lobato
Minha mensagem de final de Ano para todos os meus leitores. Vocês podem conferir este texto no Jornal Uai na cidade de Oliveira e no Jornal A Noticia em Carmo da Mata.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Saiba quando é a hora de procurar uma terapia de casal



Pra quê serve uma Terapia de Casal?
Qual é a função do terapeuta de Casal?
Neste vídeo vocês poderão ouvir uma Psicoterapeuta de Casal desmistificando
algumas idéias sobre a Terapia de Casal.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Só depende de nós...

"Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.

Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a
poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o
desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.

Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.

O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.

Tudo depende só de mim."

(Charles Chaplin)

Deixo esta mensagem de Final de Ano para todos que visitam o meu blog e que acompanham de perto o meu trabalho. Desejo Um Ano novo iluminado, recheado de prazeres e delicias...e sobre os obstaculos, os desprazeres e as dificuldades que, também, iremos encontrar, já que fazem parte da vida...coloque como seu aliado, como uma oportunidade de crescimento e aprendizado!!!
Isso é o que eu desejo...mas dependerá de vocês!!!Tudo depende de nos mesmos!!!
A sombra é aquilo que esta em nós e que não conseguimos aceitar. É um lado nosso que negamos e excluimos, então onde ela aparece?
Nos outros. Nos projetamos as nossas sombras, aquilo que não queremos
vê em nós mesmos nos outros. Quando falamos assim: "fulano de tal é assim, ciclano é isso, ele é assim"....ahhhhh na verdade estamos falamos
de nós mesmos. O outro se torna a nossa imagem refletida quando olhada
no espelho. Mas negamos e excluimos, não só defeitos e limitações, mas qualidades e potencialidades também.

Para entender melhor:
" amamos nos outros o que amamos em nós mesmos. Rejeitamos nos outros
aquilo de que não gostamos, mas não conseguimos ver em nós mesmos".

Uma dica:
Vamos integrar a nós as nossas sombras. Se somos bons demais vamos integrar o nosso lado ruim; se somos pessimistas demais vamos integrar nosso lado otimista...o outro lado é aquilo que excluimos e quando não é integrado irá virar fantasma.

Camila Lobato